segunda-feira, 11 de junho de 2012

CAMINHO DE SANTIAGO DO NORTE OU CANTÁBRICO

Realmente mais uma Grande Aventura: após 3 Caminhos de Santiago Portugueses e um Caminho Francês em 2011, faltava-nos o Caminho de Santiago do Norte ou Caminho Cantábrico - esta é a rota mais histórica, a primeira que os peregrinos de todo o cristianismo europeu da época seguiam para alcançar Santiago de Compostela.
Aos habituais peregrinos Adriano Pinto, António Resende, Artur Lopes, e Fernando Ramos, este ano juntou-se também o mais novo elemento do grupo: o Filipe Ruivo - apesar das muitas dificuldades normais que surgem numa aventura destas, tanto físicas como psicológicas, também conseguiu superar, como era de esperar, este grande desafio a que nos propusemos e que tinha como grande objectivo todos chegarmos de boa saúde e com muito ânimo a Santiago de Compostela.

Por vezes não é fácil, o cansaço e o desgaste das consecutivas jornadas levam-nos à tão indesejada saturação, mas com algum descanso e boa vontade tudo é ultrapassado.

Sensivelmente a meio do Caminho, quis Santiago que José Manuel (o espanhol) se juntasse também ao grupo - e assim foi, uma preciosa companhia e ajuda ao longo do resto do Caminho.

Dia 11/06/2012 iniciámos esta longa caminhada de 900 km e dia 22 de Junho chegámos a Santiago.

Não foi fácil, mas são estas dificuldades na vida que nos ajudam a superar, depois no nosso dia a dia, os problemas que nos vão surgindo e aí pensamos: "se eu consegui fazer aquilo, porque não consigo fazer isto?"

Buen Camino ...